Alguns inquilinos têm a impressão de que qualquer coisa que precise de reparos é responsabilidade do proprietário. Esteja ciente de que o locador é responsável por reparar problemas que afetam a habitabilidade – não o porta-papel higiênico ou móveis modulares.
Em uma entrevista recente, Oakland, gerente de propriedades da Califórnia, James Devonshire * me contou sobre um dos inquilinos irrealistas que ele tinha. “Cheguei em casa do trabalho e encontrei uma carta de um dos inquilinos. Lá dentro, era endereçado a mim, à Autoridade de Habitação e ao seu advogado. Dizia que esses itens precisavam ser consertados e (que estavam) prestes a prejudicar seu estilo de vida:
1. O banheiro está quebrado.
2. O suporte do papel higiênico está quebrado.
3. A porta do banheiro está quebrada.
4. O refrigerador não é bom.
5. O alarme (detector de fumaça) é quebrado e continua soando a cada 3 a 4 meses. ”
Tradução da carta enviada:
1. Quebrei o assento do vaso sanitário.
2. Eu me inclinei no suporte de papel higiênico e ele saiu da parede.
3. Eu caí na porta do banheiro e ela quebrou.
4. Quero reclamar dos eletrodomésticos que você me deu.
5. Esqueci de trocar as pilhas do detector de fumaça.
Com uma risada, ele informou ao inquilino que esses reparos não eram de sua responsabilidade. “Você quebra, você conserta. Até eu, como gerente, tenho que pagar por coisas quebradas por mim mesmo em meu apartamento. ” O Sr. Devonshire entende que é responsável pelos reparos especificados no contrato de locação como fibra sintética, ou seja, problemas de encanamento devido ao desgaste normal, manutenção e segurança do prédio, etc.
“Eu não sou, de forma alguma, um gerente de apartamento mesquinho e impensado. Eu gasto muito do meu próprio dinheiro em plantas extras para a área da nossa piscina. O proprietário não é obrigado a fazer (isso) … Eu também faço a maioria dos reparos, o que mantém as despesas de construção baixas e ajuda a manter nosso aluguel baixo. ”
O Sr. Devonshire ressalta que os inquilinos “relatam coisas quebradas coincidentemente perto do vencimento do aluguel e exigem que sejam consertadas antes de pagar”. Ser sorrateiro não levará você a lugar nenhum rápido. O proprietário perceberá se você, de repente, fizer um monte de solicitações ridículas de conserto ao mesmo tempo em que precisa entregar o cheque a ele. Se você acha que pode se safar … pense novamente. O seu senhorio pode fazer os reparos para você … mas (se os problemas forem sua culpa), ele também pode deduzir os custos do reparo do seu depósito de segurança.